Door-pod no Gol Quadrado

porta original gol quadrado

Uma reclamação constante dos donos de carros antigos é a acústica da porta, e no gol não é diferente. O instalador Anderson Turquetti, da Nihon Sound de Campinas, resolveu este problema fazendo um door-pod no gol quadrado de seu cliente.

Mas o que vem a ser um door-pod? Nada mais que uma caixa acústica instalada dentro da porta do carro e que tem a finalidade de otimizar o rendimento do alto falante. Pode ser construído em madeira e/ou fibra e seu volume segue a mesma lógica de uma caixa para subwoofer. Não adianta fazer apenas uma caixinha para instalar o mid, ele deve ter volume suficiente para o falante trabalhar.

No gol quadrado temos espaço suficiente para construir o door-pod e o Anderson fez um belo trabalho. Verdadeira obra de arte, pois conseguiu o melhor desempenho possível do nosso 600CS1 e mesmo assim manteve a aparência original do veículo.

door-pod gol quadrado

A construção deste tipo de caixa é um pouco mais complicada. O door-pod deve seguir o formato da porta, respeitando locais de fixação, espaço para o vidro descer e todos os controles instalados na lateral de porta. Não esquecendo de respeitar o volume indicado para o alto falante.

Como não é usual informar todos os parâmetros de um mid-bass, vai uma dica: procure fazer o door-pod com 5 a 10 litros selado. A caixa selada é mais simples de construir e pequenas variações de volume não irão comprometer seu resultado. É lógico que um volume muito pequeno irá estrangular o som. E muito grande perderá seu efeito, trabalhando praticamente como free-air. Mas se tiver que errar, erre para cima. Door-pod dutado, apenas se tiver todos os parâmetros do falante.

porta com door-pod gol quadrado

Para terminar seu door-pod, basta caprichar no acabamento. No gol quadrado de nosso amigo, o Anderson optou por deixar com cara de original. Eu também escolheria este acabamento, pois este carro agora é uma raridade e deve ser preservado o máximo possível.

De qualquer modo, fica a dica do door-pod para os amantes do som de qualidade e os parabéns para este belo trabalho.

 

 

Deixe uma resposta